Guia de Praias de Garopaba

Seja bem vindo à Garopaba!

Não importa se você é turista veterano ou novato na cidade, sempre bate aquela dúvida: em que praia vou hoje?!

Para te ajudar, preparamos um super guia para você desbravar todas as belezas que as 9 praias de Garopaba têm a oferecer.

Segue lendo!

Guia de Praias de Garopaba

Praia da Gamboa

Apesar do difícil acesso, você será recompensado – e muito – pela paisagem exuberante de matas nativas e lagoas durante o trajeto. A praia fica a aproximadamente 15km de Garopaba, no acesso norte, e oferece uma boa infraestrutura com alguns comércios e opções de alimentação.

Se o que você busca é tranquilidade e descanso sem ter que disputar lugar na areia, a Gamboa pode ser o seu pico!

Mar: nos dias de vento sul e leste o mar fica pesado, e com boas ondas, mas perigoso para o público em geral.

Atividades: caminhadas, futebol de areia, passeio nas dunas, surf, trilhas e mergulho.

Público: famílias, crianças, casais, jovens, surfistas.

Praia do Siriú

A praia pertence ao Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, e sua orla é preservada com dunas e vegetação nativa de ponta a ponta. O canto norte oferece opções de restaurantes, mercadinhos e mercearias. Lá, você vai encontrar aluguéis de stand up paddle e até mesmo barquinhos de nativos para passear na lagoa que desemboca ali. Nos dias de mar calmo, outra dica é ir de caiaque até o ilhote do Siriú. 

Graças à preservação da sua orla, no Siriú visitantes sentem-se em um local exótico, isolado da civilização presente nas outras praias da cidade.

Mar: semelhante às condições da Praia da Gamboa, com vento sul, é possível pegar ondas de até dois metros no canto sul da praia. 

Atividades: caminhada, dunas, trilhas, cachoeira, caiaque, stand up paddle, surf.

Público: famílias, crianças, casais, jovens, surfistas.

Praia de Garopaba

É a praia mais urbanizada da cidade, em seus 2 km de extensão. Oferece ótima seleção e variedade de restaurantes, bares, comércio e supermercados. A bela enseada é enfeitada pela vista da Igreja Matriz, cartão postal da cidade. No verão, o agito é grande e pode ser difícil encontrar um local para colocar o guarda-sol, por isso programe-se e tente chegar cedo.

Se você quer ver pessoas, saborear uma refeição ouvindo o som do mar ou apenas estar perto de tudo, faça desta praia o seu destino.

Mar: calmo e limpo, aqui as condições de ondas para o surf não são tão boas quanto outras praias.

O que fazer: conhecer o centro histórico, mergulho, kitesurf, windsurf, caiaque, stand up paddle, pedalinhos, caminhada e ciclismo.

Público: casais, famílias, crianças, jovens. 

Praia da Vigia

A menor praia do município – e provavelmente a menor que você já viu – faz parte de um bairro residencial a 2 km do centro de Garopaba. O caminho até a Praia da Preguiça, como também é conhecida, oferece uma vista sem igual da orla da praia do centro. Sendo o paraíso escondido que é, não possui nenhum tipo de comércio ou opções de alimentação. Aproveite para estacionar o carro no centro e fazer a rota a pé, passando pelo centro histórico e suas construções açorianas.

Estacionamento na Vigia é escasso, e acredite: você vai querer parar para bater muitas fotos no caminho.

Mar: calmo e sem ondas, é ótimo para a prática de natação e mergulho.

O que fazer: pescar, stand up paddle, rota de caiaque entre as praias da Vigia e do centro.

Público: famílias, crianças, casais.

Praia do Silveira

A Silveira é considerada uma das melhores praias do mundo para a prática do surf. Não é à toa que a cada estação atletas e aficionados do esporte se dirigem para as areias grossas deste verdadeiro espetáculo da natureza. Ao norte, um costão que leva em 1 hora e meia de caminhada até a Praia da Vigia e ao sul um morro imenso de mata pertencente à Mata Atlântica. Ainda no sul, um pequeno córrego que liga a lagoa ao mar se torna refúgio do vento para famílias. Esta praia também é reclusa, sem opções comerciais além de alguns ambulantes em alta temporada.

Se você é da galera do surf e quer pegar ondas em um cenário paradisíaco, pode tocar para a Silveira!

Mar: no sul, direitas consistentes e longas rolam paralelas às pedras e desafiam surfistas mais experientes. O meio de praia é chamado de Myke Tyson: onda pesada e tubular. Atenção: é um mar forte e não é recomendado para crianças.

O que fazer: surf, stand up paddle, body board, caminhada.

Público: jovens, casais, surfistas.

Praia da Ferrugem

Lar do Pitaya! A praia mais badalada de Garopaba fica a 15 minutos do centro. Ponto de encontro marcado de surfistas e da galera mais jovem, a Ferrugem oferece um pouco para todo mundo: do norte agitado com várias opções de bares e restaurantes, ao sul mais tranquilo, onde famílias relaxam no encontro da lagoa com o mar – um córrego de águas mornas e rasas. O pôr do sol na Ferrugem é um espetáculo à parte. 

Se pico de surf, gente bonita e diversão non stop é o que você busca, pare de procurar e vem logo para a Ferrugem!

Mar: aberto, com águas esverdeadas transparentes e ondas boas para a prática de surf.

O que fazer: visita guiada ao sambaqui (antigos sítios indígenas), passear nos jardins do Pitaya Open Shopping, caminhada, surf, stand up paddle, caiaque na lagoa, trilha guiada entre a Ferrugem e o Rosa, dunas.

Público:  jovens, surfistas.

Praia da Barra

Separada da Praia da Ferrugem por um sambaqui, é a preferida das famílias. A 9 km do centro de Garopaba, a praia é ideal para quem procura por calmaria durante o agito do verão. A Barrinha é uma das poucas praias que permitem o acesso de carros na areia. O encontro das águas do mar com a lagoa forma piscinas naturais que são ponto escolhido para famílias com crianças relaxarem com tranquilidade. A infraestrutura oferece algumas boas opções de restaurantes no local.

A barrinha conquista pelo seu ambiente calmo e familiar.

Mar: calmo, azulado, com formação de piscinas naturais.

O que fazer: caiaque na lagoa, pesca, caminhada, stand up paddle, conhecer o sambaqui, trilha guiada para a Praia do Ouvidor.

Público: famílias.

Praia do Ouvidor

Reclusa a 12 km do centro de Garopaba sentido sul, o que esta praia não oferece em infra-estrutura, devolve em dobro nas paisagens selvagens e intocadas que exibe. Dunas, pedras e muito verde agradam os olhos dos visitantes. Do alto de suas dunas, é possível avistar toda a praia e também o Costão da Caranha, que a liga com a vizinha Praia da Barra.

Uma das poucas praias da cidade que permitem o acesso de carro nas areias, por isso requer atenção.

Mar: aberto, de águas verdes e geladas. Em dias de ondulação sul oferece esquerdas de até 1,5m que rolam no meio da praia.

O que fazer: caminhada, surf, trilha para a Praia Vermelha e Praia da Barra, stand up paddle, pesca, canoagem e sandboard.

Público: locais, famílias, jovens, casais, surfistas.

Praia Vermelha

A Vermelha pertence a uma área particular com acesso de veículos restringido. Muito bonita e rústica, possui aproximadamente 500 metros de extensão e seu acesso só é permitido a pé, por uma trilha cimentada a partir do Ouvidor ou pelo costão do Rosa Norte. Aqui existem regras de uso que devem ser seguidas pelos visitantes, prática que tem preservado a praia ao longo dos anos.

Esta praia, assim como outras da lista, não possui nenhum tipo de infra-estrutura mas compensa no visual deslumbrante de paraíso secreto.

Mar: similar ao mar da Praia do Ouvidor, oferece boas ondas quando a ondulação correta entra por aqui.

O que fazer: aproveitar a trilha que leva a esta praia, surf, caminhada.

Público: surfistas, jovens, casais.

BÔNUS!

Praia do Rosa

Não podemos deixar de falar da praia que, apesar de não fazer parte de Garopaba, é um dos destinos mais procurados pelos turistas e visitantes da cidade!

A Praia do Rosa em Imbituba – SC é o lugar para quem busca descanso em meio a uma natureza exuberante unido ao agito de uma das praias preferidas da galera jovem.

Ao sul e oeste do Rosa fica a Lagoa da Ibiraquera, ideal para prática de Windsurf ou Kitesurf. Ciclismo, passeios a cavalo, trilhas, cachoeiras e piscinas naturais tornam a experiência dos visitantes uma para ficar na memória.

Gostou do nosso guia de praias de Garopaba? Somos apaixonados por esta terra, e esperamos que você também tire daqui a sua melhor experiência de verão.

 

Depois de decidir a praia ideal e de curtir o sol, que tal fechar seu dia no complexo de praia mais completo de Garopaba?

No Pitaya Beach Club você encontra o melhor da gastronomia, serviços, entretenimento e hotelaria. Cuidamos de cada detalhe para que o seu verão seja inesquecível.

Venha nos visitar! Estamos no coração da Ferrugem, pertinho do mar.  

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter

Posts Relacionados

Conheça 4 motivos para visitar clubes de praia

Os clubes de praia se tornaram grandes referências no turismo nacional e internacional. De Ibiza à Dubai e da Tailândia ao Brasil, eles possibilitam uma mistura de experiências eletrizantes, comodidades harmoniosas e maravilhosos destinos litorâneos.

Leia Mais »

Viemos do fogo, da terra, da água e do ar.  Inspirado na união dos elementos e tendo como pano de fundo as cores do céu da Ferrugem.

Contato

  • +55 48 3254 0520
  • +55 48 99906 8181
  • reserva@pitayahotel.com.br
  • Estrada Geral da Ferrugem, 4834, Garopaba - SC

Faça sua Reserva

Experimente o novo conceito em hospedagem e diversão da Praia da Ferrugem

© 2017 Pitaya. All Rights Reserved | Fotos @julieta_foto